OBJETIVOS

 

GERAL


Contribuir na formação de educadores e lideranças populares dos movimentos sociais para qualificar suas capacidades de analisar a realidade social e política, bem como realizar as ações democráticas e conjuntas de mobilização, participação cidadã e incidência política dos movimentos e organizações sociais e juvenis nos diversos espaços e lutas.
A EQUIP se pauta na busca da disseminação da Educação Popular junto aos grupos vulneráveis, com a formação política metodológica e fortalecimento de diferentes sujeitos sociais principalmente a educadores (as) populares e jovens, em especial, as mulheres, juventude negra e juventude rural.

Tendo como estratégias: A dimensão territorial afirmando as identidades locais; A ação formativa processual e presencial nos Estados na lógica do acompanhamento sistemático; A formação a distância; A interiorização e a descentralização das atividades; A inclusão digital como instrumento para a inclusão social e a formação política, bem como a construção de uma cultura de direitos, a promoção da participação cidadã em diferentes espaços de poder, A articulação em Rede; A ampliação de parceria e interiorização da ação; A sistematização e intercâmbio de experiências.

 

ESPECÍFICOS

 

  • Implementar processos de qualificação dos movimentos e redes sociais enquanto sujeitos sociais e políticos, fortalecendo sua capacidade de organização, mobilização, intervenção, proposição e negociação de políticas públicas.

  • Aprofundar a análise das transformações do contexto regional nordestino, sistematizando novos conhecimentos a partir das perspectivas dos movimentos populares.