NOTÍCIAS

 

Publicada em: 2020-03-10

 

VEM AI A EXPEDIÇÃO PEDAGÓGICA JUVENTUDES NO NORDESTE!

 

 

 

GALERIA DE FOTOS

______________________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________________________________

Jovens de vários estados do Nordeste estão se organizando com apoio dos núcleos de Educadores Populares e parceiros locais para participarem do evento “Expedição Pedagógica – Enfrentamento ao racismo e às diversas formas de opressão as juventudes do Nordeste Brasileiro”, que acontecerá de 21 a 24 de maio deste ano na cidade de Natal/RN, nas dependências do Instituto Federal do Rio Grande do Norte-IFRN.

Os estados do Maranhão, Piauí, Pernambuco, Bahia e, o próprio estado sede do evento, o Rio Grande do Norte já vêm realizando encontros para debaterem a realidade dos jovens, os desafios e as propostas para os principais problemas que essa faixa etária da sociedade, sobretudo o(a) jovem pobre e negro, enfrenta no seu dia a dia. E no seu estado, já está acontecendo alguma discussão preparatória para a Expedição Pedagógica?

 

O que é a Expedição Pedagógica?

É uma iniciativa da Escola de Formação Quilombo dos Palmares-Equip em parceria com o Núcleo de Educadores Populares do Rio Grande do Norte e apoios da Coordenadoria Ecumênica de Serviços-CESE, do IFRN, da Fundação Luterana de Diaconia-FLD, CCFD-Terre Solidaire, entre os apoiadores locais nos estados: organizações juvenis, secretarias de juventudes e demais movimentos sociais.

A Expedição Pedagógica tem como objetivos articular as juventudes presentes em redes, fóruns, coletivos, projetos; Promover espaços de reflexões e intercâmbios das práticas e expressões enquanto ações de resistências dos movimentos juvenis; e fortalecer articulações e lutas dos movimentos juvenis a partir das ações locais para continuar a resistência pelo direito de viver, de ser feliz.

 Como Acontecerá?

Como primeira ação foi realizado o lançamento da Expedição Pedagógica, na cidade de Natal no dia 25 de novembro de 2019 que contou com a presença de lideranças juvenis do estado do Rio Grande do Norte, Ongs, de parlamentares e sociedade em geral.

E agora está na fase dos encontros locais com as diversas expressões organizativas das juventudes, tendo como ênfase a reflexão e o debate contra o racismo e a violência praticada os jovens negros, indígena, LGBTI+, das comunidades tradicionais, rurais etc.

Para viabilizar tudo isso serão construídas parcerias locais por estado, buscando fortalecer os encontros, os debates e a participação do jovens na etapa regional, que acontecerá em Natal.

 

Quem pode participar?

Jovens de 16 a 29 anos atuantes em movimentos, redes, fóruns, projetos sociais. Na escolha dos jovens por estado, será levado em consideração a dimensão de gênero, raça, etnia, e afirmação sexual ficando para cada estado em realizar reuniões preparatórias, onde serão escolhidos os 10 participantes.

Contato : equip@equip.org.br

 

Voltar