NOTÍCIAS

 

Publicada em: 2020-07-17

 

EQUIP PROMOVE NO JULHO DAS PRETAS, A LIVE DAS PRETAS!

 

 

 

GALERIA DE FOTOS

______________________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________________________________

O mês de julho é uma data já carimbada na agenda das organizações comprometidas com o antirracismo e antissexismo. O período é estratégico na luta por democracia e justiça social, pois intensifica a pauta do enfrentamento ao racismo e as desigualdades de gênero. "Julho das pretas" como ficou amplamente conhecido entre os diversos segmentos do movimento social, reúne ações, debates e diversas outras estratégias que visam retirar da invisibilidade mulheres negras em todo o país por meio da valorização das suas histórias, trabalhos e vozes.

Essas agendas fazem alusão ao dia 25 de julho, Dia Internacional da Mulher Negra Afro Latina-Americana e Caribenha, e o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra.

A Escola de Formação Quilombo dos Palmares (EQUIP) comprometida com a pauta e com a inserção, permanência e expansão da presença de mulheres negras nos setores importantes da sociedade, propôs  para o JULHO DAS PRETAS a LIVE DAS PRETAS.

Colaborando com essa grande e importante agenda social, a Live das pretas constituiu-se como um espaço de diálogo e valorização de narrativas de mulheres negras que constroem as suas lutas a partir da educação popular.

Neste sentido convidamos Maria José dos Santos(PE), Luciana Mota(BA), Socorro Silva(RN) para falar das suas experiências enquanto mulheres negras, educadoras e militantes comprometidas com as transformações das suas realidades e territórios. Para mediar esse diálogo convidamos Lucineide B. Medeiros(PI) sócia da EQUIP que nos proporcionou  maiores aprofundamentos articulando as falas dessas mulheres incríveis e trazendo para o debate as contribuições das pessoas que acompanhavam a live pela rede.

Dentre os assuntos que foram abordados na live, vimos quais as implicações do racismo estrutural na vida das mulheres negras, as desigualdades enfrentadas por mulheres negras nos seus diferentes lugares de ocupação e quais as perspectivas de enfrentamento a esses processos e de construção do Bem Viver no pós-pandemia.

Toda a transmissão aconteceu no perfil oficial da EQUIP no Facebook que pode ser acessada pelo link: https://www.facebook.com/org.equip. Se ainda não viu, a transmissão já está disponível para acesso na Fanpage da EQUIP.

 

Saiba mais sobre as ações e atividades da EQUIP acompanhando as nossas redes sociais e site.

Facebook: https://www.facebook.com/org.equip.

Instagram: https://www.instagram.com/equip_org/

 

Voltar