NOTÍCIAS

 

Publicada em: 2020-07-30

 

LIVE DAS JUVENTUDES - EQUIP DEBATE COM A JUVENTUDE SOBRE AS ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO A PANDEMIA DA COVID-19 NO CAMPO POPULAR

 

 

 

GALERIA DE FOTOS

______________________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________________________________

A crise sanitária gerada pelo novo coronavírus trouxe efeitos devastadores para toda a população mundial. No Brasil, a pandemia além de produzir novos problemas, agravou a situação de mais de 13 milhões de brasileiros que já viviam abaixo da linha da pobreza.

Os grupos mais vulneráveis como população negra, mulheres, LGBTI, indígenas e outros segmentos minoritários enfrentam grandes dificuldades para sobreviver em contexto tão adverso. As fragilidades das políticas públicas e a falta de ações estruturais que tragam respostas eficientes para os problemas, colocam em risco a vida de parte significativa da população que teve reduzida sua capacidade de gerar renda.

Segundo relatório: Juventudes e a Pandemia do Coronavírus, promovido pelo Conselho Nacional da Juventude (CNJ) os jovens estão entre os grupos mais afetados. O levantamento que contou com a participação de diversas organizações que atuam com jovens consultou mais de 33 mil jovens de 15 a 29 anos. Representando um quarto de toda população brasileira, os jovens lideram os índices de desemprego e 40% deles tiveram suas rendas reduzidas durante essa primeira onda da pandemia. Para além das perdas financeiras, a pesquisa ainda mostrou que cerca de 30% dos jovens que responderam ao levantamento, consideram abandonar os estudos após pandemia e pretendem desistir do ENEM.

É sobre esse triste enredo que a Escola de Formação Quilombo dos Palmares, conversa com jovens que tem atuado no Nordeste criando estratégias de enfrentamento a pandemia. Para esse debate virtual, a EQUIP convida Regina Souza, Lucas Sotero e Átila Frazão, jovens ativistas que tem construindo as políticas de juventude e tem proposto alternativas populares para a crise sanitária e social em seus territórios. Esse diálogo vai ser instigado e aprofundado pela mediação de Alexandra Silva, a Sandrinha, que além de integrar a Rede de Jovens do Nordeste também é sócia da EQUIP.

 

Toda a transmissão vai acontecer no perfil oficial da EQUIP no Facebook que pode ser acessada pelo link: https://www.facebook.com/org.equip.

Saiba mais sobre as ações e atividades da EQUIP acompanhando as nossas redes sociais e site.

 Facebook: https://www.facebook.com/org.equip.

Instagram: https://www.instagram.com/equip_org/

 

Voltar