NOTÍCIAS

 

Publicada em: 2017-11-08

 

FÓRUM SOCIAL MUNDIAL 2018 - SALVADOR SEDIARÁ O 14º FSM RESISTIR É CRIAR, RESISTIR É TRANSFORMAR !

 

 

 

GALERIA DE FOTOS

______________________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________________________________

FÓRUM SOCIAL MUNDIAL 2018 -  SALVADOR SEDIARÁ O 14º FSM

RESISTIR É CRIAR, RESISTIR É TRANSFORMAR !

 

Foi com muito entusiasmo que a delegação brasileira integrada por organizações e movimentos sociais recebeu a notícia que o Fórum Social Mundial se realizará na capital baiana, no período de 13 a 17 de março de 2018. A decisão foi anunciada durante o Seminário do Fórum Nacional de Democratização da Comunicação -FNDC, em Brasilia, no dia 27 de maio deste ano.

Como se sabe, o Fórum Social Mundial (FSM) é um espaço de encontro e um processo internacional dos movimentos e organizações sociais, criado em 2001 com o objetivo de convergir lutas e debater alternativas ao modelo econômico neoliberal. Afirmando com seu lema histórico que “outro mundo e possível”, tornou-se também lugar de resistência a todas as formas de dominação e exclusão.

 As primeiras edições do FSM em Porto Alegre, contrapondo-se ao Fórum Econômico de Davos, seguindo para Mumbai, Caracas, Bamako, Belém, Senegal, Túnis e por último em Montreal. Várias edições e temáticas também foram realizadas pelo mundo.

São 13 edições pelo mundo, destes 6 aconteceram no Brasil. No Nordeste aconteceu o Fórum Brasileiro e dois regionais nordeste, além dos fóruns potiguares acontecido no Rio Grande do Norte.

A EQUIP NO FSM  NO MUNDO, NO BRASIL E NO NORDESTE.

Desde as primeiras edições do FSM, a EQUIP vem acompanhando seja como participante ou promovendo debates, oficinas, palestras, mediando mesas temáticas ou, até mesmo, nos processos de preparação e coordenação. Esteve presente e contribuindo nos debates, nas reuniões do comitê internacional e acompanhando as avaliações internas, considerando este espaço como um lugar privilegiado de visibilidade, de resistências e de aglutinações de forças para uma contraposição ao sistema excludente e neoliberal.

ALGUNS ESPAÇOS E AÇÕES QUE A EQUIP PARTICIPOU/ ORGANIZOU NOS PROCESSOS DE CONSTRUÇAO DOS FORUNS.

 

  1. Fórum Sociais da Educação – Coordenação através do CEAAL
  2. FSM BELEM-PA  2009/ Caravana da Juventude com 200 jovens de todo o Nordeste.
  3. Fórum Social Brasileiro em Recife- 2004/ coordenação
  4. Fórum social Nordestino- 2005/ 2007(coordenação) – em Recife e em Salvador
  5. Assessoramento à delegação do CCFD com representantes dos 5 continentes ao

 

 

 

Voltar