NOTÍCIAS

 

Publicada em: 2018-04-12

 

NOTA DE APOIO A LULA E EM DEFESA DA DEMOCRACIA

 

 

 

GALERIA DE FOTOS

______________________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________________________________

Nesta semana a Ong Equip emitiu uma Nota em Apoio ao Ex-Presidente Lula e em Defesa da Democracia no Brasil.
Veja abaixo o texto completo!

SÓ A RESISTÊNCIA FORJA A LUTA

 ELEIÇÕES SEM LULA, NÃO É DEMOCRACIA

 

 

O Brasil vive um dos momentos mais críticos após golpe militar articulado desde 2016 que retirou a presidente Dilma do poder, e, no momento atual, a prisão do ex-presidente LULA, se revela um processo forjado, sem provas, uma perseguição política, em uma clara demonstração não apenas de ameaça à democracia, mais ao Estado de Direito.

 

A EQUIP, em consonância com a sua trajetória de atuação no campo da Educação Popular segue junto aos movimentos sociais com diferentes organizações e entidades civis que nesse momento se contrapõem ao que está posto, decidem e caminham pela resistência. O atual Governo Federal tem destruído as políticas de inclusão em nosso país e entregue as nossas riquezas ao capital internacional. Nossos companheiros/as vem sendo perseguidos quando não assassinados, a exemplo de Marielle e Anderson e demais lideranças que são defensores dos direitos humanos na cidade e no campo. Nossa democracia que em tempos recentes foi referência para a América Latina está em frangalhos, nossa Constituição Federal aviltada cotidianamente.

 

A prisão do ex-presidente LULA evidencia o avanço de um projeto político burguês machista, homofóbico, racista, fundamentalista e patriarcal. É um projeto que retira direito e retrocede em várias conquistas da classe trabalhadora e sem a devida isenção do poder judiciário e da mídia. Isso se configura como perseguição política que se contrapõe às ideias do projeto de um modelo de sociedade que priorize as demandas populares, as políticas públicas e a diminuição das desigualdades sociais para a população mais excluída - trabalhadores(as), mulheres, população LGBT, juventude, quilombolas, indígenas entre outros. A repercussão internacional, a solidariedade e a luta dos movimentos sociais e do povo brasileiro, conduzem e recolocam nossa história por uma resistência anticolonial e de construção de cidadania democrática em nosso país. Lula não é mais um ser sozinho, é a expressão desta ideia de um mundo melhor, de um Brasil justo, solidário e menos desigual. 

 

Nós que fazemos a Escola de Formação Quilombo dos Palmares - Equip, irmanados com todos e todas que lutam pela construção do Estado de Direito e da Democracia no Brasil, solidarizamo-nos com o companheiro Luiz Inácio Lula da Silva e toda a parcela da sociedade brasileira indignada com as arbitrariedades cometidas pelos poderes constituídos, sobretudo, o Judiciário brasileira.

 

A Educação Popular exige em continuamos na luta e na resistência ao golpe para reafirmarmos a Democracia. A liberdade de LULA significa a defesa das liberdades e dos direitos de todos e todas. A LUTA é na Rua, na mobilização social e no fortalecimento das organizações populares e das instituições democráticas!

 

10/04/2018

 

Voltar