TODAS AS NOTÍCIAS

 

 

CARTA DO NORDESTE SOBRE O CENÁRIO PÓS-ELEITORAL

 
 

Nós, participantes do Seminário “Desafios dos Movimentos Sociais do Nordeste e do Brasil Pós-Eleições”, reunidos/as em Recife entre os dias 28 e 30 de novembro de 2018, tornamos pública esta Carta Política num momento histórico que nos convoca à importante ação de “Não Deixar Ninguém Pra Trás”.

 CARTA NA INTEGRA - CLIQUE AQUI

 

****************************************************************************************
 
 

NOTA DA EQUIP | MORTES DE DUAS LIDERANÇAS DO MST NA PARAíBA

 
 

A Escola de Formação Quilombo dos Palmares - EQUIP, coloca-se em Defesa da Lutar Pela Terra como um direito e um bem inalienável da nossa sociedade, no qual à agricultura familiar, na perspectiva agroecológica, é historicamente uma conquista de luta e resistência da classe trabalhadora, um patrimônio do Povo Brasileiro, em especial do nordestino.

Diante dos últimos acontecimentos, dos assassinatos das duas lideranças do MST no Acampamento Dom José Maria Pires, no município de Alhandra /PB no último dia 08 de dezembro, manifestamos nossa preocupação e indignação com o avanço da violência no campo e as constantes mortes de lideranças e ativistas em nosso país, como estas praticadas contra os trabalhadores Ricardo e Orlando.

Nestes tempos difíceis de perseguições aos movimentos sociais combativos, nós que fazemos a Escola de Formação manifestamos nossa solidariedade e convocamos os parlamentares comprometidos com as causas populares a se pronunciarem nas Assembléias legislativas nos Estados, no Congresso Nacional e no Senado e denunciarem tamanha violência, conclamando o Estado brasileiro a exercitar os Direitos Humanos, hoje dia 10 de dezembro, onde se comemora os 70 anos da Declaração dos Direitos Humanos.

Portanto, a Equip reafirma o seu compromisso na Defesa da Luta pela Terra, na integridade de todos os atores/ sujeitos sociais que são lideranças, militantes e acampados do Movimento dos Sem Terra e às famílias dos companheiros assassinados. Neste sentido, exigimos a rigorosa apuração desses crimes e a punição exemplar dos criminosos.

LUTAR NÃO É CRIME!

NOSSO LUTO É VERBO!

****************************************************************************************
 
 

NOTA DE PESAR

 
 

"A única coisa tão inevitável  quanto a morte...  É a vida...."

Charles Chaplin

             Aos companheiros e companheiras da FASE, a partida mesmo que prematura de nossa querida Aldebaram nos deixa tristes. Mas, é possível para todos nós lembrar o legado, o sorriso deixado, as marcas e os sonhos alimentados. Só nos resta agradecer a passagem desta mulher guerreira pelas lições de resistência deixadas e que nos nutre para continuar Resistindo.

A DIREÇAO DA EQUIP – Escola de Formação Quilombo dos Palmares

****************************************************************************************
 
 

EQUIP | Seminário de Conjuntura 2018

 
 

Acontece este final de semana, 28 á 30/11/2018, em Recife | PE o seminário de Conjuntura Desafios dos Movimentos Sociais do Nordeste e do Brasil. Pós eleições: Não Deixar Ninguém Pra Trás. O evento reúne mais de 200 participantes composto por lideranças de movimentos sociais (rural e urbano), educadores (as), militantes, entre outros que prestigiam e debatem sobre o papel dos movimentos sociais no cenário atual. O evento congrega participantes a nível nacional.

O objetivo do evento é proporcionar a reflexão social em defesa da democracia, proporcionar intercâmbio de experiências entre os movimentos sociais, assim como, promover estratégias de defesa aos direitos sociais conquistados. A agenda proporciona o fortalecimento dos movimentos sociais (urbana/rural) como ferramenta de inclusão social.

Agradecemos a todas as articulações que tornam o evento um verdadeiro sucesso e convidamos você a participar conosco desse movimento em prol de inclusão social e manutenção dos direitos sociais.

 

 

****************************************************************************************
 
 

Desafios dos Movimentos Sociais do Nordeste e do Brasil. Pós eleições: Não deixar ninguém pra trás.

 
 

Data: 28 á 30 de Novembro

Abertura: Dia 28 ás 18:30hs - Sindicato dos bancários  de Pernambuco

29 e 30 - Centro de Formação e Lazer  do Sindsprev 

    

****************************************************************************************
 
 

Intercâmbio de Experiencias e Sistematização

 
 

3ª Modulo – Sistematização de Experiências

A última etapa do Curso de Formação de Educadores Populares de Pernambuco (3ª Modulo) tratou do processo de Sistematização de Experiências Populares. A metodologia previu a seleção de três experiências entre a vivência dos/as cursitas onde se pode conhecer “in loco” cada uma delas, que foram : A experiência do Movimento de Preservação da Mata do Engenho Uchoa localizada na Zona Oeste/Sul do Recife; A Experiência de Resistência dos Moradores da Ilha de Deus pelo Direito a Terra, na Zona Sul, articulado pela Associação Comunitária Caranguejo Uça e, por último, a Experiência do Protagonismo Juvenil no Bairro da Nova Descoberta, na Zona Norte apoiado pela ONG Centro Dom Helder Câmara de Estudos e  Ação Social –CENDHEC. Cada experiência pode sistematizar com os cursistas e sujeitos de cada experiências sua caminhada histórica, desde o surgimento, a bandeiras de lutas, ambiente político, parcerias, conquistas etc.

O 3º Módulo da Sistematização contou com o reforço financeiro do Fundo SAAP-FASE e apoios locais (logísticos, metodológicos) Centro Dom Helder Câmara de Estudos e Ação Social- CENDHEC, Rede de Educadores populares do Nordeste- Núcleo Pernambuco.

****************************************************************************************
 
 

COMEMORAÇÕES DOS 30 ANOS DA EQUIP

 
 

O Centro Cultural dos Correios sediará eventos comemorativos

 

No mês de maio ( 9 ) tem início as comemorações dos 30 anos da Escola de Formação Quilombo dos Palmares, a mais antiga organização não governamental com atuação em todo o Nordeste e, totalmente, dedicada à Educação Popular no processo de formação política de lideranças, militantes dos movimentos sociais, sindicais, animadores de pastorais sociais, ativistas etc.

Como parte das comemorações, a direção da Equip buscou parceria com o Centro Cultural dos Correios para realizar durante todo mês de maio e início de junho, uma agenda de eventos que lembram este importante momento da organização. Exposição fotográfica contando na “linha do tempo” a trajetória histórica da Equip. Oficinas temáticas e rodas de diálogos, apresentações culturais, palestras, seminários são algumas das atividades previstas.

Veja abaixo a programação do Centro Cultural dos Correios

 ·         Dia 07/05/18 – 9:00 horas: Abertura solene da Exposição dos 30 anos da EQUIP (salão Bistrô do 2º pavimento) que ficará aberta ao público de 03 de maio a 07 de junho;   – 14 horas: Intercâmbio de Experiências com Jovens em Contextos Educativos, em parceria com as Universidades Públicas do Piauí e Pernambuco e os Movimentos Sociais do Campo (Auditório – 1º piso); – 17 horas: Coquetel de abertura da exposição (foyer superior do 2º pavimento ao lado da sala Bistrô).

·         Dia 09/05/18 – 14 horas: Roda de Diálogo sobre Educação Popular e Educação à distância (sala a combinar).

·         Dia 23/05/18 – 14 horas: Oficina sobre “A Mídia e a sustentação do golpe: E nós com isso? ” (Sala a combinar).

·         Dia 07/06/18 – 9 às 17 horas: Workshop sobre “Dinâmicas e Linguagens da Educação Popular” e encerramento da exposição (sala a combinar)

 

Durante todo o ano de 2018 acontecerão atividades alusivas ao aniversário de fundação da Escola de Formação Quilombo dos Palmares e você que conhece e participa das ações da ong ficarão sabendo através do site e de nossas paginas no FACEBOOK e INSTAGRAN. Fique atento!

****************************************************************************************
 
 

NOTA DE APOIO A LULA E EM DEFESA DA DEMOCRACIA

 
 

Nesta semana a Ong Equip emitiu uma Nota em Apoio ao Ex-Presidente Lula e em Defesa da Democracia no Brasil.
Veja abaixo o texto completo!

SÓ A RESISTÊNCIA FORJA A LUTA

 ELEIÇÕES SEM LULA, NÃO É DEMOCRACIA

 

 

O Brasil vive um dos momentos mais críticos após golpe militar articulado desde 2016 que retirou a presidente Dilma do poder, e, no momento atual, a prisão do ex-presidente LULA, se revela um processo forjado, sem provas, uma perseguição política, em uma clara demonstração não apenas de ameaça à democracia, mais ao Estado de Direito.

 

A EQUIP, em consonância com a sua trajetória de atuação no campo da Educação Popular segue junto aos movimentos sociais com diferentes organizações e entidades civis que nesse momento se contrapõem ao que está posto, decidem e caminham pela resistência. O atual Governo Federal tem destruído as políticas de inclusão em nosso país e entregue as nossas riquezas ao capital internacional. Nossos companheiros/as vem sendo perseguidos quando não assassinados, a exemplo de Marielle e Anderson e demais lideranças que são defensores dos direitos humanos na cidade e no campo. Nossa democracia que em tempos recentes foi referência para a América Latina está em frangalhos, nossa Constituição Federal aviltada cotidianamente.

 

A prisão do ex-presidente LULA evidencia o avanço de um projeto político burguês machista, homofóbico, racista, fundamentalista e patriarcal. É um projeto que retira direito e retrocede em várias conquistas da classe trabalhadora e sem a devida isenção do poder judiciário e da mídia. Isso se configura como perseguição política que se contrapõe às ideias do projeto de um modelo de sociedade que priorize as demandas populares, as políticas públicas e a diminuição das desigualdades sociais para a população mais excluída - trabalhadores(as), mulheres, população LGBT, juventude, quilombolas, indígenas entre outros. A repercussão internacional, a solidariedade e a luta dos movimentos sociais e do povo brasileiro, conduzem e recolocam nossa história por uma resistência anticolonial e de construção de cidadania democrática em nosso país. Lula não é mais um ser sozinho, é a expressão desta ideia de um mundo melhor, de um Brasil justo, solidário e menos desigual. 

 

Nós que fazemos a Escola de Formação Quilombo dos Palmares - Equip, irmanados com todos e todas que lutam pela construção do Estado de Direito e da Democracia no Brasil, solidarizamo-nos com o companheiro Luiz Inácio Lula da Silva e toda a parcela da sociedade brasileira indignada com as arbitrariedades cometidas pelos poderes constituídos, sobretudo, o Judiciário brasileira.

 

A Educação Popular exige em continuamos na luta e na resistência ao golpe para reafirmarmos a Democracia. A liberdade de LULA significa a defesa das liberdades e dos direitos de todos e todas. A LUTA é na Rua, na mobilização social e no fortalecimento das organizações populares e das instituições democráticas!

 

10/04/2018

****************************************************************************************
 
 

EQUIP NO FORUM SOCIAL MUNDIAL 2018

 
 

 

Tema da Educação Popular continua a despertar interesses

Desde a primeira edição do FSM em 2001, na cidade de Porto Alegre, que a Equip vem assumindo um papel importante nas discussões entorno dos temas que animam o grande evento. Nesta edição que aconteceu entre os dias 13 a 17 de março, na cidade de Salvador, a Equip atuou intensamente no processo de coordenação do comitê estadual em Pernambuco, juntamente com outras organizações e movimentos sociais. Nos demais estados do Nordeste onde a Escola tem associados/as, a orientação da direção foi de que todos/as buscassem se inscrever no FSM 2018 e participassem dos debates, oficinas, palestras, articulações e plataformas.

A Escola, inicialmente, tinha inscrito duas atividades, mas só uma aconteceu que foi a roda de conversa “Educação Popular e Formação Política junto aos Movimentos Sociais” em parceria com a CEALL,  RECID e RED. Essa atividade se deu na tarde do dia 15 de março, no Campus Ondina da UFBA e contou com uma média de 120 participantes, demonstrando assim  um total interesse do publico pelo tema da educação popular.

 

****************************************************************************************
 
 

EQUIP NO FORUM SOCIAL MUNDIAL 2018

 
 

Desde a primeira edição do FSM em 2001, na cidade de Porto Alegre, que a Equip vem assumindo um papel importante nas discussões entorno dos temas que animam o grande evento altermundialista. Nesta edição que acontecerá de 13 a 17 de março, na cidade de Salvador, a Equip está atuando intensamente no processo de coordenação do comitê estadual em Pernambuco, juntamente com outras organizações e movimentos sociais. Nos demais estados do Nordeste onde a Escola tem associados/as, a orientação da direção é que todos busquem se inscrever no FSM 2018, participando dos debates, oficinas, palestras, articulações e plataformas.

Oficialmente a Escola está com duas atividades a serem desenvolvidas em parcerias com outras organizações, como é o caso da Roda de Conversa “Educação Popular e Formação Política junto aos Movimentos Sociais” em parceria com a CEALL,  RECID e RED. Essa acontecerá no dia 15 de março, as 14h30h no PAF III, Campus Ondina da UFBA. Outra atividade prevista diz respeito ao SEMINÁRIO EDUCAÇÃO POPULAR, PEDAGOGIAS TRANSGRESSORAS E CIÊNCIA DESCOLONIAIS: OUTRO NORDESTE É POSSIVEL ? a ser coordenado pela Professora da UFPI e associada da Equip, Maria do Socorro Silva, que acontecerá no dia 16 de março, as 17h, no campus da UFBA.

Durantes os dias do evento representantes da Equip, entre associados/as e diretores/as estarão participando ativamente da programação,  atos e manifestações organizados pelos movimentos sociais populares.

****************************************************************************************