TODAS AS NOTÍCIAS

 

 

Intercâmbio de Experiencias e Sistematização

 
 

3ª Modulo – Sistematização de Experiências

A última etapa do Curso de Formação de Educadores Populares de Pernambuco (3ª Modulo) tratou do processo de Sistematização de Experiências Populares. A metodologia previu a seleção de três experiências entre a vivência dos/as cursitas onde se pode conhecer “in loco” cada uma delas, que foram : A experiência do Movimento de Preservação da Mata do Engenho Uchoa localizada na Zona Oeste/Sul do Recife; A Experiência de Resistência dos Moradores da Ilha de Deus pelo Direito a Terra, na Zona Sul, articulado pela Associação Comunitária Caranguejo Uça e, por último, a Experiência do Protagonismo Juvenil no Bairro da Nova Descoberta, na Zona Norte apoiado pela ONG Centro Dom Helder Câmara de Estudos e  Ação Social –CENDHEC. Cada experiência pode sistematizar com os cursistas e sujeitos de cada experiências sua caminhada histórica, desde o surgimento, a bandeiras de lutas, ambiente político, parcerias, conquistas etc.

O 3º Módulo da Sistematização contou com o reforço financeiro do Fundo SAAP-FASE e apoios locais (logísticos, metodológicos) Centro Dom Helder Câmara de Estudos e Ação Social- CENDHEC, Rede de Educadores populares do Nordeste- Núcleo Pernambuco.

****************************************************************************************
 
 

COMEMORAÇÕES DOS 30 ANOS DA EQUIP

 
 

O Centro Cultural dos Correios sediará eventos comemorativos

 

No mês de maio ( 9 ) tem início as comemorações dos 30 anos da Escola de Formação Quilombo dos Palmares, a mais antiga organização não governamental com atuação em todo o Nordeste e, totalmente, dedicada à Educação Popular no processo de formação política de lideranças, militantes dos movimentos sociais, sindicais, animadores de pastorais sociais, ativistas etc.

Como parte das comemorações, a direção da Equip buscou parceria com o Centro Cultural dos Correios para realizar durante todo mês de maio e início de junho, uma agenda de eventos que lembram este importante momento da organização. Exposição fotográfica contando na “linha do tempo” a trajetória histórica da Equip. Oficinas temáticas e rodas de diálogos, apresentações culturais, palestras, seminários são algumas das atividades previstas.

Veja abaixo a programação do Centro Cultural dos Correios

 ·         Dia 07/05/18 – 9:00 horas: Abertura solene da Exposição dos 30 anos da EQUIP (salão Bistrô do 2º pavimento) que ficará aberta ao público de 03 de maio a 07 de junho;   – 14 horas: Intercâmbio de Experiências com Jovens em Contextos Educativos, em parceria com as Universidades Públicas do Piauí e Pernambuco e os Movimentos Sociais do Campo (Auditório – 1º piso); – 17 horas: Coquetel de abertura da exposição (foyer superior do 2º pavimento ao lado da sala Bistrô).

·         Dia 09/05/18 – 14 horas: Roda de Diálogo sobre Educação Popular e Educação à distância (sala a combinar).

·         Dia 23/05/18 – 14 horas: Oficina sobre “A Mídia e a sustentação do golpe: E nós com isso? ” (Sala a combinar).

·         Dia 07/06/18 – 9 às 17 horas: Workshop sobre “Dinâmicas e Linguagens da Educação Popular” e encerramento da exposição (sala a combinar)

 

Durante todo o ano de 2018 acontecerão atividades alusivas ao aniversário de fundação da Escola de Formação Quilombo dos Palmares e você que conhece e participa das ações da ong ficarão sabendo através do site e de nossas paginas no FACEBOOK e INSTAGRAN. Fique atento!

****************************************************************************************
 
 

NOTA DE APOIO A LULA E EM DEFESA DA DEMOCRACIA

 
 

Nesta semana a Ong Equip emitiu uma Nota em Apoio ao Ex-Presidente Lula e em Defesa da Democracia no Brasil.
Veja abaixo o texto completo!

SÓ A RESISTÊNCIA FORJA A LUTA

 ELEIÇÕES SEM LULA, NÃO É DEMOCRACIA

 

 

O Brasil vive um dos momentos mais críticos após golpe militar articulado desde 2016 que retirou a presidente Dilma do poder, e, no momento atual, a prisão do ex-presidente LULA, se revela um processo forjado, sem provas, uma perseguição política, em uma clara demonstração não apenas de ameaça à democracia, mais ao Estado de Direito.

 

A EQUIP, em consonância com a sua trajetória de atuação no campo da Educação Popular segue junto aos movimentos sociais com diferentes organizações e entidades civis que nesse momento se contrapõem ao que está posto, decidem e caminham pela resistência. O atual Governo Federal tem destruído as políticas de inclusão em nosso país e entregue as nossas riquezas ao capital internacional. Nossos companheiros/as vem sendo perseguidos quando não assassinados, a exemplo de Marielle e Anderson e demais lideranças que são defensores dos direitos humanos na cidade e no campo. Nossa democracia que em tempos recentes foi referência para a América Latina está em frangalhos, nossa Constituição Federal aviltada cotidianamente.

 

A prisão do ex-presidente LULA evidencia o avanço de um projeto político burguês machista, homofóbico, racista, fundamentalista e patriarcal. É um projeto que retira direito e retrocede em várias conquistas da classe trabalhadora e sem a devida isenção do poder judiciário e da mídia. Isso se configura como perseguição política que se contrapõe às ideias do projeto de um modelo de sociedade que priorize as demandas populares, as políticas públicas e a diminuição das desigualdades sociais para a população mais excluída - trabalhadores(as), mulheres, população LGBT, juventude, quilombolas, indígenas entre outros. A repercussão internacional, a solidariedade e a luta dos movimentos sociais e do povo brasileiro, conduzem e recolocam nossa história por uma resistência anticolonial e de construção de cidadania democrática em nosso país. Lula não é mais um ser sozinho, é a expressão desta ideia de um mundo melhor, de um Brasil justo, solidário e menos desigual. 

 

Nós que fazemos a Escola de Formação Quilombo dos Palmares - Equip, irmanados com todos e todas que lutam pela construção do Estado de Direito e da Democracia no Brasil, solidarizamo-nos com o companheiro Luiz Inácio Lula da Silva e toda a parcela da sociedade brasileira indignada com as arbitrariedades cometidas pelos poderes constituídos, sobretudo, o Judiciário brasileira.

 

A Educação Popular exige em continuamos na luta e na resistência ao golpe para reafirmarmos a Democracia. A liberdade de LULA significa a defesa das liberdades e dos direitos de todos e todas. A LUTA é na Rua, na mobilização social e no fortalecimento das organizações populares e das instituições democráticas!

 

10/04/2018

****************************************************************************************
 
 

EQUIP NO FORUM SOCIAL MUNDIAL 2018

 
 

 

Tema da Educação Popular continua a despertar interesses

Desde a primeira edição do FSM em 2001, na cidade de Porto Alegre, que a Equip vem assumindo um papel importante nas discussões entorno dos temas que animam o grande evento. Nesta edição que aconteceu entre os dias 13 a 17 de março, na cidade de Salvador, a Equip atuou intensamente no processo de coordenação do comitê estadual em Pernambuco, juntamente com outras organizações e movimentos sociais. Nos demais estados do Nordeste onde a Escola tem associados/as, a orientação da direção foi de que todos/as buscassem se inscrever no FSM 2018 e participassem dos debates, oficinas, palestras, articulações e plataformas.

A Escola, inicialmente, tinha inscrito duas atividades, mas só uma aconteceu que foi a roda de conversa “Educação Popular e Formação Política junto aos Movimentos Sociais” em parceria com a CEALL,  RECID e RED. Essa atividade se deu na tarde do dia 15 de março, no Campus Ondina da UFBA e contou com uma média de 120 participantes, demonstrando assim  um total interesse do publico pelo tema da educação popular.

 

****************************************************************************************
 
 

EQUIP NO FORUM SOCIAL MUNDIAL 2018

 
 

Desde a primeira edição do FSM em 2001, na cidade de Porto Alegre, que a Equip vem assumindo um papel importante nas discussões entorno dos temas que animam o grande evento altermundialista. Nesta edição que acontecerá de 13 a 17 de março, na cidade de Salvador, a Equip está atuando intensamente no processo de coordenação do comitê estadual em Pernambuco, juntamente com outras organizações e movimentos sociais. Nos demais estados do Nordeste onde a Escola tem associados/as, a orientação da direção é que todos busquem se inscrever no FSM 2018, participando dos debates, oficinas, palestras, articulações e plataformas.

Oficialmente a Escola está com duas atividades a serem desenvolvidas em parcerias com outras organizações, como é o caso da Roda de Conversa “Educação Popular e Formação Política junto aos Movimentos Sociais” em parceria com a CEALL,  RECID e RED. Essa acontecerá no dia 15 de março, as 14h30h no PAF III, Campus Ondina da UFBA. Outra atividade prevista diz respeito ao SEMINÁRIO EDUCAÇÃO POPULAR, PEDAGOGIAS TRANSGRESSORAS E CIÊNCIA DESCOLONIAIS: OUTRO NORDESTE É POSSIVEL ? a ser coordenado pela Professora da UFPI e associada da Equip, Maria do Socorro Silva, que acontecerá no dia 16 de março, as 17h, no campus da UFBA.

Durantes os dias do evento representantes da Equip, entre associados/as e diretores/as estarão participando ativamente da programação,  atos e manifestações organizados pelos movimentos sociais populares.

****************************************************************************************
 
 

ASSEMBLEIA GERAL DOS/AS SÓCIOS/AS

 
 

Reunidos e reunidas nos dias 18 e 19 de  novembro no Hotel Orange, na Ilha de Itamaracá no litoral Norte de Peramambuco, sócios e sócias dos 9 estados do Nordeste estiveram a discutir questões referengtes ao exercicio do Plano Trienel (2018-2021); O Plano de Ação 2018; Mudanças no Estatuto da organização; Indicação de novos associados/as; Agenda das comemorações entorno dos 30 anos da Equip e, por úlitmo, a Avaliação de um ano do atual CD.

A Assembléia se encerrou com um bom resultado na perspectiva do compromisso de todos/as participantes atuarem para a retomar, com foça total, as atividades previstas para o próximo trienal. "No ano onde a Equip completará oficialmente 30 anos(1988-2018),esperamos comemorar em grande estilo esta data, com seminários, palestras, homenagens, lançamentos de selos, publicações e muito mais ! " afirmou a diretora geral, Joana Santos.

****************************************************************************************
 
 

FÓRUM SOCIAL MUNDIAL 2018 - SALVADOR SEDIARÁ O 14º FSM RESISTIR É CRIAR, RESISTIR É TRANSFORMAR !

 
 

FÓRUM SOCIAL MUNDIAL 2018 -  SALVADOR SEDIARÁ O 14º FSM

RESISTIR É CRIAR, RESISTIR É TRANSFORMAR !

 

Foi com muito entusiasmo que a delegação brasileira integrada por organizações e movimentos sociais recebeu a notícia que o Fórum Social Mundial se realizará na capital baiana, no período de 13 a 17 de março de 2018. A decisão foi anunciada durante o Seminário do Fórum Nacional de Democratização da Comunicação -FNDC, em Brasilia, no dia 27 de maio deste ano.

Como se sabe, o Fórum Social Mundial (FSM) é um espaço de encontro e um processo internacional dos movimentos e organizações sociais, criado em 2001 com o objetivo de convergir lutas e debater alternativas ao modelo econômico neoliberal. Afirmando com seu lema histórico que “outro mundo e possível”, tornou-se também lugar de resistência a todas as formas de dominação e exclusão.

 As primeiras edições do FSM em Porto Alegre, contrapondo-se ao Fórum Econômico de Davos, seguindo para Mumbai, Caracas, Bamako, Belém, Senegal, Túnis e por último em Montreal. Várias edições e temáticas também foram realizadas pelo mundo.

São 13 edições pelo mundo, destes 6 aconteceram no Brasil. No Nordeste aconteceu o Fórum Brasileiro e dois regionais nordeste, além dos fóruns potiguares acontecido no Rio Grande do Norte.

A EQUIP NO FSM  NO MUNDO, NO BRASIL E NO NORDESTE.

Desde as primeiras edições do FSM, a EQUIP vem acompanhando seja como participante ou promovendo debates, oficinas, palestras, mediando mesas temáticas ou, até mesmo, nos processos de preparação e coordenação. Esteve presente e contribuindo nos debates, nas reuniões do comitê internacional e acompanhando as avaliações internas, considerando este espaço como um lugar privilegiado de visibilidade, de resistências e de aglutinações de forças para uma contraposição ao sistema excludente e neoliberal.

ALGUNS ESPAÇOS E AÇÕES QUE A EQUIP PARTICIPOU/ ORGANIZOU NOS PROCESSOS DE CONSTRUÇAO DOS FORUNS.

 

  1. Fórum Sociais da Educação – Coordenação através do CEAAL
  2. FSM BELEM-PA  2009/ Caravana da Juventude com 200 jovens de todo o Nordeste.
  3. Fórum Social Brasileiro em Recife- 2004/ coordenação
  4. Fórum social Nordestino- 2005/ 2007(coordenação) – em Recife e em Salvador
  5. Assessoramento à delegação do CCFD com representantes dos 5 continentes ao

 

 

****************************************************************************************
 
 

CURSOS DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES POPULARES NO NORDESTE

 
 

Envolvendo uma média de quase 35 participantes nos cursos de formação de educadores/as populares que vem acontecendo desde agosto (I etapa) em seis estados do Nordeste entre esses, Alagoas, Bahia, Maranhão, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte, o clima é de total entusiasmo, animação e compromisso com a Educação Popular.

Dessa vez os cursos nos Estados contaram com o envolvimento  voluntário dos/as associados/as da Equip, que numa dedicação militante à causa da Educação Popular puderam executar os cursos em seus estados, garantindo assim, a missão e compromisso da Escola de Formação Quilombo dos Palmares. Outro aspecto super positivo na realização desses cursos diz respeito às parcerias firmadas nos estados e que vem possibilitando o bom desempenho da formação de novos/as educadores/as. Com exceção do estado do Piauí, os demais estados envolvidos já executaram a II etapa, e estão na fase de elaboração metodológica da última etapa que deverá acontecer entre janeiro e fevereiro de 2018.

****************************************************************************************
 
 

Estados realizam com sucesso Curso de Formação de Educadores/as Populares

 
 

Os Estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Bahia e Maranhão realizaram com sucesso o I Módulo do Curso de Formção de Educadores(as) Populares respectivamente nas datas 11 a 13; 18 e 19; 25 e 26  do mês de agosto de 2017. O estado de Alagoas tem data prevista para os dias 19, 20 e 21 de setembro, na FETAG. Em todos os estados onde aconteceram o primeirto módulo, a procura pelo curso foi grande, chegando a uma média de 50 a 60 participantes oriundos de diversos movimentos sociais,OSC, serviços de igreja, pastorais etc. Para a realização dos cursos nos Estados, os associados da Equip, educadores/as locais (formados na metodologia da Escola de Pernambuco

 

****************************************************************************************
 
 

SEMINÁRIO DE ANÁLISE DE CONJUNTURA - Fortalecer a Democracia na Garantia de Direitos e Cidadania

 
 

A Equip realizará em parceria com a CUT-PE e a Ong Fase o Seminário de Análise de Conjuntura que acontecerá nos dias 28, 29 e 30 do mês de julho, no Centro de Lazer do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência-SINDSPREV Social. Sob o tema “Fortalecer a Democracia na Garantia de Direitos e Cidadania”, o Seminário de Análise de Conjuntura ajudará na formulação de recomendações estratégicas para a atuação da sociedade civil organizada neste contexto critico que se encontra a sociedade brasileira. 
O Seminário de Conjuntura é, no Nordeste, uma referência que agrega parcerias para produzir e elaborar análises e reflexões acerca da realidade social e, que neste momento altamente relevante, considerando desmonte das políticas públicas e das garantias de diretos no Brasil pós Golpe, faz-se necessário uma leitura crítica e atualizada deste momento.
Neste ano o Seminário constará de uma programação voltada para a análises, aprofundamentos e debates entorno da conjuntura pós golpe. No primeiro dia, 28, acontecerá a abertura à noite, às 18h, no Sindicato dos Bancários na Av. Manoel Borba, 564, Boa Vista, Recife. Nos dias seguintes,  29 e 30, haverá exposições com especialistas, debates, rodas de diálogos, grupos de trabalho, encerrando na tarde  do domingo.

****************************************************************************************